sábado, 29 de março de 2014

A Indignação com a pesquisa do IPEA


A pesquisa mostrou a triste realidade vivida pelas mulheres, e o que é pior as próprias mulheres se submetem a discriminação, aceitam. Como ser condenada pela violência sofrida? Um absurdo, querer inocentar o agressor e condenar a vítima! Em pleno século XXI constatar tal situação de discriminação e incitação a violência contra as mulheres, não é á toa que esta é a nossa realidade. O resultado da pesquisa do IPEA, requer repensar esta sociedade hipócrita, que não podemos classificar apenas de Machista, mas indecente. Somos mães, filhas, irmãs, esposas, e somos mulheres, também. Somos culpadas pela maldade e covardia de alguns homens. Quando vejo uma Rede de TV pôr uma mulher nua durante o carnaval, com o corpo todo pintado, ou  num programa de humor representando uma pessoa estúpida, considero uma vergonha, fico indignada!. Espero que esta pesquisa sirva para que tomemos uma posição em nossa defesa, isso não pode continuar. Somos a maioria, educamos nossos filhos, somos professoras, podemos mudar esta situação!

http://www.ebc.com.br/cidadania/2014/03/maioria-acha-que-mulher-com-roupas-curtas-merece-ser-atacada-diz-pesquisa-do-ipea
Na pesquisa, 65,1% das pessoas acreditam que “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”. Ao todo, 68,5% dos entrevistados também acreditam que “se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”.
O estudo aponta que, por trás dessas respostas, a responsabilidade do estupro também é jogada para a mulher. “[Existe a] noção de que os homens não conseguem controlar seus apetites sexuais; então, as mulheres, que os provocam, é que deveriam saber se comportar, e não os estupradores”.
Os autores ainda apontam que os entrevistados acreditam que o estupro parece surgir também como uma correção. “[As respostas dão a ideia de que] a mulher merece e deve ser estuprada para aprender a se comportar”, diz outro trecho do estudo.
Outras respostas também surpreenderam os pesquisadores. No total, 82% dos entrevistados acreditam que “em briga de marido e mulher, não se mete a colher” e 89% concorda que “a roupa suja deve ser lavada em casa”.
A pesquisa abrange 25 perguntas sobre violência física e psicológica contra a mulher, relações homoafetivas e reflexões sobre o papel do homem e mulher na sociedade. Ao todo, foram entrevistadas 3.810 pessoas e 66,5% dos pesquisados são mulheres.
Outra pesquisa do Ipea apresentou dados sobre o crime de estupro no Brasil. A estimativa com base nos atendimentos prestados às vítimas é que, a cada ano, 527 mil pessoas são estupradas no país. Apenas 10% dos casos chegam ao conhecimento da polícia. A maioria das vítimas é mulher, sendo 70% são crianças ou adolescentes. Mais de 92% dos agressores são homens. Pais, padrastos, amigos e conhecidos representam 56,3% dos criminosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário