sábado, 27 de julho de 2013

QUESTIONANDO O CONSUMO

Sus - ten - ta - bi - li- da - de
Lúcia Guimarães, Gabriel Catunda
diarinho.pe@dabr.com.br
Publicação: 27/07/2013
Essa palavrona da moda é na verdade mais importante do que você imagina. Entenda melhor o que ela significa.


Consumo x Sustentabilidade
O que você comprou nesta semana? Hummm, não vai dizer que comprou nada! Afinal, com tempo de sobra por causa das férias, chuvas que acabam impedindo a gente de fazer uma programação mais legal como ir a um parque, praia ou clube, nem precisamos advinhar que em um dos últimos dias você foi no shopping e levou algo para casa. Certo? Pois é, infelizmente compramos mais do que precisamos, cada vez mais. Ainda duvida, então responda rápido,
Você precisa ou você quer?
Diário de Pernambuco: 27/07/2013 
Você já parou para pensar de onde vem nossa vontade de comprar? Será que tudo o que é anunciado na TV, na rádio ou nas propagandas nas ruas nos interessa de verdade ou é um desejo passageiro? Será que precisamos de todos os brinquedos, de todas as roupas e podemos comprar tudo o que queremos? Por isso, que tal combinar primeiro o que vamos comprar ou se vamos mesmo comprar algo antes de ir no shopping ou supermercado? O nosso compromisso com o meio ambiente vai muito além da reciclagem dos produtos, está diretamente ligada às nossas compras. Para reverter esse quadro devemos pensar em alternativas ao consumismo exagerado:

Responda este formulário para nossa pesquisa:
Se for um adulto
Quantos sapatos, sandálias, bolsas, cintos, blusas, camisas, vestidos, calças compridas,ternos bijuterias, relógios etc, que você tem em seu guarda- roupa, e que você nem usa e nem sabe que tem?
Se for uma criança
 Quantas bonecas você tem no seu quarto ou quantas bolas, e carrinhos tem nas suas prateleiras? Ah, apostamos que não sabe nem quantos são ao todo. Por isso, convidamos você a refletir sobre a tal sustentabilidade.
Antes de mais nada, o que você acha que significa este nome tão grande e falado, mas que muitos nem sabem o que estão dizendo? Sustentabilidade é um conceito, uma palavra que resume o que queremos para construirmos um planeta com qualidade de vida e preservação do meio ambiente. Podemos dizer então que esta palavrona significa a maneira de organizar a sociedade e as pessoas de forma que suas necessidades sejam supridas sem prejuízos ao meio ambiente e às outras espécies de seres vivos.
E nem pense que a sustentabilidade é algo difícil de ser alcançada. Com boa vontade, uma pitadinha de senso crítico e menos egoísmo é possível construir algo com equilíbrio. Várias ações bacanas no mundo todo já estão acontecendo, com pessoas, empresas etc. A reciclagem é apenas uma delas, afinal, melhor do que reciclar o seu lixo é você consumir e comprar menos e assim, de verdade, não fazer tanto descarte, diminuindo a sua produção. E escolhendo direitinho o que vali levar na sacola.
Por falar em sacola...   E o que me dizer das sacolas descartáveis que são as grandes vilãs da poluição? A maioria os países desenvolvidos adotaram o verbo "Retornável" para barrar o avanço da poluição da produção do lixo, as embalagens são retornáveis para os pontos de venda e o comprador recebe uma remuneração por prestar este serviço, as sacolas são retornáveis, cada um leva sua sacola para fazer as compras na feira e no supermercado. Que tal essa idéia? Basta apenas a nossa boa vontade para contribuir.
Visando atender a um dos maiores desafios em termos ambientais no Brasil,  que é reduzir a poluição e a degradação ambiental, recentemente foi sancionada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, envolvendo todos os agentes da sociedade.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
A nova lei introduziu no ordenamento jurídico a responsabilidade compartilhada, envolvendo sociedade, empresas, prefeituras e governos estaduais e federal na gestão dos resíduos sólidos. Estabeleceu, ainda, que as pessoas físicas geradoras de resíduos domiciliares devem acondicionar de forma adequada o lixo para o recolhimento do mesmo, fazendo a separação onde houver a coleta seletiva, bem como devolver os produtos após o seu uso e consumo.

A partir desta política, o consumidor também foi considerado um gerador de resíduos com obrigações determinadas na legislação. Se o consumidor causar danos ambientais, por exemplo, ele poderá ser responsabilizado pelo ressarcimento dos gastos do poder público decorrentes de ações para cessar ou minimizar o evento danoso.
Alguns números  do lixo no Brasil
  • O balanço do 1º semestre deste ano do Tribunal de Contas do Estado (TCE) traz um dado preocupante sobre o tratamento do lixo. Dos 184 municípios pernambucanos, apenas 33 possuem Plano de Gestação Integrada de Resíduos Sólidos.
  • No Brasil, são produzidas 240 mil toneladas de lixo por dia. E desse total, apenas 1% vai para compostagem, incineração ou reciclagem, o restante vai sendo acumulado nos lixões e poluindo cada vez mais o meio ambiente.
  • Dados da Organização Mundial da Saúde estimam que dois milhões de pessoas morrem todos os anos por causa da poluição do ar.
  •  Por dia, cada recifense produz 1,29 quilos de resíduos. Quase meia tonelada por ano. Isso dá à capital o status nada positivo de a sétima cidade com mais de 500 mil habitantes que produz mais lixo no Brasil. A média supera São Paulo e Belo Horizonte. pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário