Tem como objetivo facilitar o acesso aos conteúdos discutidos na disciplina, bem como a produção de materiais educacionais, além de ser um canal de comunicação aberto a tod@s. Aqui você encontra uma seleção dos melhores conteúdos didáticos da atualidade.
sábado, 29 de junho de 2013
segunda-feira, 24 de junho de 2013
Vamos discutir sobre as manifestações em todo Brasil?
Conversamos no nosso último encontro de geografia sobre a importância do Facebook, do twitter nas comunicações, nunca se viu coisa parecida antes! Agora me lembro quando meus filhos eram adolescentes, meu mais velho está com 27 anos, a palavra que eu mais ouvia em casa nas conversas entre eles era "tá ligado". E agora estamos "todos ligados", sem limite de idade, isso é muiiiiiiito legal!Todo mundo conectado, fácil, rápido! Não podemos mais ignorar o papel das redes sociais, em nossas vidas. Transformá-la em aliada na educação é só o que falta. O professor está ligado, aluno está ligado! Vamos agora passar pra o principal assunto do momento nas redes socias: Os Protestos em vária cidades brasileiras: Muda Brasil!!! Mas como tudo está acontecendo? Antes as notícias vinham através dos jornais transmitidos pelas TVs, muita informação vinha com a cara da TV que divulgava, agora isso não acontece! As redes sociais estão aí, dando seu testemunho através de cada um. Muitas TVs exploram ao máximo o que tem de ruim nas manifestações, o vandalismo.
Mas o povo não é bobo, e as redes sociais estão aí para dizer das intenções de
cada um e das TVs também, afinal somos nós que fazemos as redes sociais Voltando ao assunto que deu origem a este poste: Você viu? Datena fez uma enquete ao
vivo, pra saber o que o povo achava das manifestações, e o número de
pessoas a favor só aumentava, e ele queria que acontecesse o contrário, isso
tudo ao vivo. Foi hilário, para não dizer bizarro!!! Ele fez uma nova enquete e
nada de mudar o resultado, o povo continuou votando a favor. O que será que ele queria evidenciar? Que só tem vandalismo nos protestos? Fizeram um vídeo
que foi parar na internet com o acontecido, vale a pena ver e também o comentário da galera no YOUTUBE. Domingo, em seu programa Faustão, que não é bobo, elogiou
o desempenho do povo que pacificamente vai as ruas protestar, porque nas redes
sociais a Globo está em baixa, ele sabe disso. Mas o porque deste vandalismo? Na minha opinião o vandalismo é por conta da
impunidade, se houvesse leis mais severas no Brasil que punisse, com certeza esses bandidos não
ganhariam fôlego se infiltrando nas manifestações, aproveitando-se da situação. Tem gente mal intencionada, sem passagem pela polícia, que vandalizam, pagam fiança e saem numa boa. Em entrevista um
deles confessa que errou, e diz: "Quem nunca errou que atire a primeira
pedra". Mas pera aí!! Sair de casa, se arrumar todinho como se fosse pra
uma guerra, de máscara, cacete, etc, pra fazer protesto pacífico? Mas não é
isso que a maioria que vai as ruas faz, são famílias inteiras com crianças,
jovens, pessoas de todas as idades, que pacificamente saem de suas casas com a
bandeira do Brasil, com cartazes pedindo um Brasil melhor para todos, com
moralidade, punição para os nossos políticos corruptos, atenção à educação
e à saúde, e legalidade. Discutir sobre o que está acontecendo no Brasil, é uma boa proposta de aula, não só pra geografia, mas também outras disciplinas como história, português, todos juntos, vamos lá!
Outro assunto importante é sobre a PEC 37, isso não pode passar em branco, precisamos discutir! Nossos alunos e a população em geral têm que estar por dentro, não podemos deixar que isso aconteça!!
Outro assunto importante é sobre a PEC 37, isso não pode passar em branco, precisamos discutir! Nossos alunos e a população em geral têm que estar por dentro, não podemos deixar que isso aconteça!!
Jornais destacaram a participação pacífica do Recife, como exemplo de protesto, nos links abaixo:
http://www.portalvitrine.com.br/jornais-de-recife-destacam-que-cidade-deu-exemplo-de-protesto-para-as-capitais-news-35989.htmlhttp://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2013/06/20/interna_politica,446180/divesidade-de-temas-marcam-os-cartazes-dos-protestos-no-recife.shtml
O Brasil é o país do futebol, sim! Somos também um povo que quer mudanças, uma sociedade livre da corupção. Diga não a PEC 37!!! Fique ligad@!
E você o que me diz dos protestos por todo Brasil? Você concorda?Você discorda° Porque acha que eles estão acontecendo? O que você acha que deveria mudar para melhorar o Brasil?Ou o Brasil está bem como está? Qual a sua opinião sobre o vandalismo? Participe, dê sua opinião?
domingo, 16 de junho de 2013
Pensar.Comer.Conservar
Queridos Professores de Geografia é imensa a minha satisfação em recebê-los e dar continuidade aos nossos encontros.de geografia. A tecnologia está em nosso dia-a-dia, está também em nossa sala de aula, como instrumento de motivação da aprendizagem. Ela irá facilitar o nosso fazer pedagógico. Vamos nos enturmar e saber as suas possibilidades! Abaixo temos um formulário do Google que iremos compartilhar com vocês, vamos acrescentar, e fazê-lo do nosso jeito, com a temática que quisermos. No Portal do Professor tem uma reportagem: sobre a mídia, o consumo e a educação, muito interessante, no link: http://defesa.alana.org.br/biblioteca . Este ano a ONU/PNUMA, instituiu o tema PENSAR. COMER. CONSERVAR para as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente 2013.
http://www.unep.org/portuguese/wed/theme/#sthash.cmr2gJLp.dpufE
Que tal começar respondendo este formulário?
Pensar.Comer.Conservar
Que tal começar respondendo este formulário?
Pensar.Comer.Conservar
quinta-feira, 6 de junho de 2013
Dia Mundial do Meio Ambiente
Ontem recebi de uma amiga a mensagem do Papa Francisco Uma reflexão sobre a cultura do desperdício, e uma posição marcante em defesa de uma cultura solidária em defesa do Planeta e da humanidade. Uma palavra aqui, outra ali, em defesa do meio ambiente e das pessoas. Me inquieta muito ver como os teles jornais lidam com os valores, e como estes valores que a mídia ressalta vem se evidenciando como primordiais. O que realmente é valorizado é o lucro capital, esquece-se do que é a fonte da vida, o nosso Planeta, e das pessoas. Me incomoda ver em evidência, os assaltos e as mortes, banalmente noticiados em destaque, como manchete principal. Ver instituído o medo, e o descrédito nas pessoas, e o que é pior o sentimento de banalidade. Como seria maravilhoso se o poder da mídia fosse usado para incentivar, educar a cultura da paz e da solidariedade. Mas o mais importante é saber que podemos pensar diferente, que podemos fazer escolhas em nossa casa, em nosso trabalho, em nossa vida, e com essa atitude mudar nossa vida para melhor. Este ano a ONU/ PNUMA, lança o tema do Dia mundial do Meio Ambiente: Pensar.Comer.Conservar, para que tomemos uma atitude sobre nossas escolhas, para que tenhamos menos desperdício em nossas vidas, e assim menos famintos, que pensemos em nosso planeta e em nossos semelhante na hora de consumir.Que tenhamos escolhas conscientes sobre o que queremos para nós e nosso planeta.Queremos segurança e tranquilidade, então temos que pensar em acabar com a pobreza, com a fome! A campanha deste ano da ONU/PNUMA "... nos convida a tomar uma atitude dentro de casa e testemunhar o poder de decisões individuais e coletivas ... para reduzir o desperdício de comida, economizar dinheiro, minimizar o impacto ambiental da produção de alimentos e pressionar processos de produção de alimentos para que se tornem mais eficientes. Quando o alimento é desperdiçado, isso também significa que todos os recursos usados para a produção desse alimento também foram perdidos. Por exemplo: são necessários mil litros de água para produzir um litro de leite. A emissão de gases de efeito estufa das vacas e por toda a cadeia de abastecimento acabam sendo em vão quando desperdiçamos alimentos.
De fato, a produção global de alimentos ocupa 25% de toda a terra habitável do mundo e é responsável por 70% do consumo de água potável, 80% do desmatamento e 30% das emissões de gases de efeito estufa. É a maior causadora de perda de biodiversidade e mudança do uso da terra.
Tomar decisões conscientes significa, por exemplo, que você pode selecionar alimentos que têm menor impacto ambiental, como alimentos orgânicos que não usam produtos químicos no processo de produção. Você também pode optar por comprar alimentos produzidos localmente, o que significa que os alimentos não foram importados de outras partes do mundo, assim reduzindo a quantidade de emissões.Portanto, é importante pensar antes de comer e, assim, ajudar a conservar o nosso meio ambiente".
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=95765
http://www.unep.org/portuguese/wed/theme/#
Agora mãos-a-obra, o que vamos mudar em nossos hábitos para contribuir com a campanha da ONU/PNUMA: Comer. Pensar. Conservar? Responda postando um comentário.
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=95765
http://www.unep.org/portuguese/wed/theme/#
Agora mãos-a-obra, o que vamos mudar em nossos hábitos para contribuir com a campanha da ONU/PNUMA: Comer. Pensar. Conservar? Responda postando um comentário.
Assinar:
Postagens (Atom)