domingo, 20 de março de 2011

TEMOR ATÔMICO

5 comentários:

  1. O domínio de novas tecnologias, e nesta se inclui a atômica, passa por uma questão estratégica para qualquer país, visto os diversos ramos de aplicação desta energia (se na medicina, na conservação de alimentos, na produção de novos materiais, no desenvolvimento de novos compostos etc.); porém, a sua utilização dentro da produção de energia deve ser vista com muita cautela em alguns países, pois cada país detém características distintas e únicas, que devem ser levadas em consideração na eventual instalação de usinas de energia nuclear. No caso brasileiro, a matriz energética é muito concentrada na hidroelétrica; porém os riscos devem ser levados em consideração, sejam eles:
    1- a disponibilidade de outras potencialidades menos "perigosas" para geração de energia;
    2- a falta de investimentos na conservação de energia, facilitando a diminuição da demanda o que geraria uma maior amplitude de utilização da atual matriz energética brasileira;
    3- as usinas nucleares possuem vida útil, (só funcionam por um determinado tempo) de no máximo 50 anos, transformando-se em um cemitério nuclear, que abriga "varetas" (combustível) de plutônio (combustível utilizado para produção da bomba atômica).
    4- após o término de suas operações as usinas não (eu disse NÃO) poderão ser utilizadas pelo resto da vida. tornando-se um local perigoso (contaminação e irradiação) para a sociedade e deve ser protegida contra roubo de material radioativo. Se considerarmos que o nosso pais pouco possui corrupção e falhas proteção a locais perigosos, que segurança poderia imaginar para que este material (plutônio) não caísse nas mãos de terroristas internacionais com muito dinheiro?
    5- não estão sendo desenvolvidos projetos alternativos de geração de energia através das potencialidades locais (eólica, solar, biomassa etc.) e que poderia amenizar a necessidade de construção de uma usina nuclear em nosso território.
    6- os riscos de ocorrer uma falha na segurança de uma usina nuclear é realmente pequena, porém a falha desta é muito mais perigosa que qualquer outra forma de geração de energia, visto que sua radiação e contaminação é silenciosa e invisível aos nossos olhos.
    Assim, coloco-me contrário à instalação de uma usina nuclear em território brasileiro (apesar de Agras I, II e III), e principalmente no Nordeste do Brasil.
    Professor José Aurélio.

    ResponderExcluir
  2. muito importante o uso de novas tecnologias no ensino da geografia. o professor de geografia tem que esta sempre atualizado , antenado com as mudanças diarias que o nosso planeta passa, que interferem no nosso dia-a-dia .

    ResponderExcluir
  3. Estou trabalhando com ensino religioso e penso que esta formação, deveria atender também as temáticas voltadas para o ensino religio, mesmo trabalhando com este tipo de ferramenta.

    ResponderExcluir
  4. A E.M. Sociólogo Gilberto Freyre continua sem laboratório de Informática.

    Sérgio Pereira

    ResponderExcluir
  5. Acredito que poucos profissionais de geografia tenham um domínio mais aprofundado da temática relacionada ao que verdadeiramente seja a energia no clear o seu funcionamento e suas principais características.Gostaria que as próximas formações dispusessem de informações mais minuciosas ou seja detalhadas sobre a energia atômica.

    ResponderExcluir