Tem como objetivo facilitar o acesso aos conteúdos discutidos na disciplina, bem como a produção de materiais educacionais, além de ser um canal de comunicação aberto a tod@s. Aqui você encontra uma seleção dos melhores conteúdos didáticos da atualidade.
quarta-feira, 13 de julho de 2011
PRATIQUE A COMPOSTAGEM
http://vamosrirmais.terra.com.br/integra.php?id_conteudo=230&canal=7
Fotos:iStockphoto
Todos os restos de alimento podem virar adubo orgânico.
SEU LIXO ORGÂNICO TEM DESTINO CERTO
Reciclar garrafas plásticas, jornal, embalagens de papelão e até mesmo as pilhas e o óleo de cozinha é fácil. Afinal, quem nunca ouviu falar da importância de reciclar esses materiais. Mais do que isso, quem nunca viu um posto de coleta de todo esse lixo. Mas e quanto ao lixo orgânico?
Casca de banana, o fundo da panela de arroz que queimou ou então os caroços de mamão, que apesar de sua avó dizer que são ótimos para o bom funcionamento do intestino, não te descem de jeito nenhum? Todos esses restos de alimentos não fazem parte do lixo que você pode reciclar, mas não é por isso que não podem ser reaproveitados. Prova disso é a compostagem.
Essa palavra estranha que quase ninguém sabe o que significa é muito importante para a vida do Planeta. E nada mais é, do que transformar matéria orgânica – desde restos de alimentos até folhas de plantas – em adubo.
Então você se pergunta: para que eu preciso de adubo se não tenho uma plantação ou um jardim? E nós te respondemos que é possível reproduzir a técnica da compostagem até mesmo no seu apartamento, mesmo que ele seja um “apertamento”. E mais da metade de seu lixo orgânico vai ter um destino muito mais bacana. Seus vasos de plantas vão adorar.
Mas não são só os restos de alimentos que podem ser aproveitados para a compostagem. Palha, folhas e até aqueles pêlos que seu cachorro espalha por toda a casa, podem ser incluídos nesse processo.
A compostagem acontece quando os fungos, bactérias, formigas e outros microorganismos transformam a matéria orgânica em adubo, por meio da decomposição.
Mas como faz a COMPOSTAGEM?
° Primeiro é importante escolher um lugar na sua casa ou apartamento que tenha sombra. Além disso, é importante que não bata tanto vento durante o processo e que o piso possa receber a água que escoará.
° Separe um recipiente velho – um balde, por exemplo - e faça alguns furos do fundo para escoar a água e os resíduos líquidos.
° Coloque no fundo do balde parte dos resíduos que separou, neste momento somente os secos têm lugar (folhas, galhos e palha).
° Em cima dos resíduos secos coloque uma camada de terra e regue com pouca água – não pode encharcar.
Agora coloque uma camada do restante do lixo orgânico (cascas de frutas e verduras) e cubra com uma camada de terra.
° Regue novamente com pouca água.
° Coloque mais uma vez os resíduos secos e repita o processo até acabar todos os detritos. Mas é importante finalizar com os materiais secos para não deixar sua casa com mau cheiro.
O processo de compostagem, se for acompanhado de perto, regado e remexido frequentemente, pode durar cerca de 3 semanas. E, quando pronto, pode ser usado como adubo natural em pequenas hortas ou até mesmo nos vasos de planta que você tem em casa.
Então não perca tempo e dê um destino a todo o lixo que você e sua família produzem.
Delu Comunicação
Para você ficar por dentro de uma experiência prática de compostagem visite o Blog: http://palitonageral.blogspot.com/2011/03/como-fazer-uma-compostagem-domestica.html
Assinar:
Postagens (Atom)