sexta-feira, 22 de março de 2013

DIA 22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O que podemos dizer para enaltecer, valorizar, ressaltar a importância que a água tem em nossa vida. Algo tão simples: vida que sem ela não não existiria! Pensando sobre o que postar pra falar sobre a água me veio este provérbio dos índios Cree,  e constatar que a nossa espécie não sobreviverá a ganância.

“Somente depois que a última árvore tiver sido cortada,

somente depois que o último rio tiver sido contaminado,

somente depois que o último peixe tiver sido pescado,

somente então vocês entenderão que dinheiro não se pode comer”. 

Vamos esta semana pensar um pouco como cuidar de nossos mananciais. Vamos nos esforçar para compreender a natureza e que tudo está conectado, a vida é um círculo! Sem árvores, sem floresta não teremos água, não teremos chuva, não teremos solo, não teremos de onde tirar comida. Pensa sobre esta visão do mundo, da natureza que está nos conduzindo a extinção. Que soluções podemos pensar para contribuir para termos mais água e mais qualidade de vida? Se somos inteligentes, com certeza encontraremos a solução. Mas precisamos de pessoas pensando com a mesma intenção. Mas só pensar não basta temos é que agir começando na nossa própria casa, com o nosso lixo, este que polui o solo e os lençóis freáticos, contaminando-os. A informação é muito importante para que saiamos de onde estamos, para termos mas cuidado com a natureza.
Abaixo copiei da revista Nova Escola  alguns questionamentos sobre o uso da água para junto com os questionamentos anteriores motivar uma discussão.

  1. Qual é o destino da água disponível? 
  2. Quais são os setores que mais consomem água no mundo? E no Brasil, como é essa proporção?
  3. Existem usos da água que não comprometem as reservas? Quais são eles? 

Essas são algumas indagações importantes quando o assunto é a água. Elas podem ser consideradas pontos de partida para projetos de trabalho, sequências didáticas e aulas sobre o tema.